"Vista-se adequadamente. E ganhe pontos na sua imagem”
Seguimos em frente com esta série sobre Etiqueta empresarial, hoje tratando de roupas e acessórios. Não sou especialista em moda ou em combinação de cores, acessórios, modelos de roupas etc, mas descobri ao longo da minha carreira que a imagem de um profissional também é construída pelo que veste e usa. Vestir-se adequadamente para cada ocasião, investir em algumas peças de roupas de marcas que transmitam alguns atributos e possuir alguns acessórios de qualidade, ajudam muito na construção da imagem de um profissional. Não é à toa que este mercado cresce como nunca e há hoje vários profissionais especializados em consultoria de moda, não só para celebridades da TV, mas para profissionais como nós. Tenho uma amiga que é Personal Stylist, ou seja, dá consultoria de moda para pessoas como eu, você, executivos (as) e empresários (as) que desejam se apresentar de forma mais adequada em termos de roupas. Ela ajuda a definir os padrões de roupas para cada ocasião, escolher peças e modelos que mais combinam com o corpo (peso, altura etc) e chega ao ponto de ir às lojas fazer as compras juntamente com seus clientes. Não estou dizendo aqui que este seja um serviço essencial hoje em dia (até porque não é barato), mas isso comprova que o mercado hoje também avalia um profissional pela sua forma de se vestir. Lembre-se das premissas do início desta série, principalmente da que enfatiza que somos julgados pelo que as pessoas veem, ouvem e sentem quando estão em contato conosco.
Estas informações estão relativamente democratizadas e existem aos montes por aí fontes que explicam e dão dicas de como se vestir adequadamente em ocasiões profissionais. Vou deixar aqui as regras básicas e já deixo um dever de casa para você - consultar estas fontes ou colegas mais experientes e aprofundar no assunto. Não precisa exagerar na dose, mas não dá para se vestir de qualquer jeito e achar que as pessoas vão avaliá-lo(a) somente pela sua capacidade profissional. Hoje, a imagem visual tem um valor que talvez nunca tenha tido no mundo profissional moderno.
As regras gerais são muito simples. Primeiro, todos devem saber que roupas e acessórios não devem chamar mais a atenção do que a pessoa em si. Cores muito fortes, roupas que mostram o corpo desnecessariamente e acessórios extravagantes são dispensáveis. Sempre opte pelo clássico, formal e seguro. Mesmo às sextas-feiras e nas empresas que usam o traje informal, não exagere. Há outras ocasiões para que alguém que curte tipos de roupas menos formais possam usá-las. No ambiente de trabalho, a regra é passar segurança, profissionalismo e formalidade. Para os homens a coisa é um pouco mais simples porque a possibilidade de combinações é menor, mas mesmo assim muitos cometem erros básicos por pura falta de conhecimento. Portanto, se você é homem, peça ajuda a alguém que reconhecidamente se veste bem e peça algumas dicas. No caso das mulheres o risco é maior. E os erros, por consequência, também. Em uma rápida leitura sobre o tema dá para saber quais são os erros mais básicos e que comprometem a imagem das mulheres. Roupas curtas ou que exibem demais o corpo demonstram total falta de profissionalismo e seriedade. Acessórios que mais parecem alegorias de carnaval também são imperdoáveis. Se já é difícil para as mulheres (ainda) serem reconhecidas e tratadas de igual para igual nos ambientes profissionais, a coisa fica pior ainda quando elas não sabem se vestir adequadamente.
É impossível esgotar (ou sequer começar) o assunto aqui. Portanto lembre-se basicamente de duas coisas: As roupas e acessórios que você usa compõem a sua imagem. Busque mais informação sobre o assunto e conheça as regras básicas para melhor escolher seus trajes para o trabalho. E, por fim, saiba que o investimento em algumas peças de roupas de qualidade pode ajudar muito na construção da sua imagem. Até o próximo da série, quando tratarei de linguagem escrita, verbal e corporal.