O passado, na maioria das vezes, é uma âncora. As pessoas que ficam presas a ele não evoluem. O que aconteceu já foi. Não volta mais, não dá para mudar. Ficar lamentando o que foi feito ou o que não foi feito é uma grande bobagem e perda de tempo. Guardar raiva, rancor ou arrependimento também trava a mente e nos impede de dar o foco no que realmente importa - no que virá. Nos momentos onde ainda posso agir e interferir.
2015 acabou. Para muitos não foi um ano bom. Mas, como eu disse no artigo anterior, quem tem saúde tem que comemorar e seguir em frente. Quem não tem, lute para reconquistá-la. Agora é fazer 2016 acontecer. Esqueça o que passou e vamos olhar para frente. Tem um ano inteiro lhe esperando e curioso para saber qual será a sua postura perante ele. 2016 é uma folha branca. Escreva!
Hoje quero propor seis pilares para quem deseja ter um bom ano. Fiz a síntese da síntese do que acredito que pode ajudá-lo. As seis dicas estão divididas nos três pilares – pessoal, financeiro e profissional. Veja se vale a pena. Se acredita que sim, abra a sua agenda 2016 e coloque data e hora para executar cada um deles.
- Dimensão pessoal
- Alimentação: Coma mais vezes ao dia, em menores quantidades. O ideal é se alimentar 5 vezes ao dia. Nunca passe mais de 4 horas sem colocar algo na boca. Coma mais no café da manhã e menos à noite. Corte alimentos ricos em carboidratos depois das 21h. Você verá o resultado na balança em pouco tempo.
- Atividade física: Reserve três dias por semana, 30-40 minutos, para fazer alguma atividade física. Se você não faz nenhuma, comece devagar. Procure ajuda com um profissional da área. Faça uma avaliação física completa, conheça seus indicadores (percentual de gordura, indicadores de condicionamento, flexibilidade e postura) e estabeleça metas para 3 meses, 6 meses e a ano. Escreva essas metas e acompanhe a cada trimestre. Você vai se motivar a cada nova conquista.
- Dimensão financeira
- Gaste menos do que ganha: Independente de quanto ganha, não gaste tudo. Crie o hábito de poupar, mesmo de seja R$ 50,00 por mês. Faça uma blindagem desse dinheiro para não se sentir tentado a gastar.
- Estude finanças pessoais: Comece a estudar o assunto. Faça um curso ou peça a um amigo para lhe explicar os princípios das finanças pessoais. Você vai descobrir coisas incríveis e se sentir motivado a construir patrimônio para o futuro.
- Dimensão profissional
- Cuide das suas relações: Marque na sua agenda espaços para contatar e conversar com os seus contatos profissionais. Busque sempre descobrir como você pode ajudar essas pessoas nos seus desafios e problemas. Faça o que estiver ao seu alcance para ajudá-las. Esse é um dos melhores investimentos que podemos fazer na nossa carreira – construir relações ganha-ganha.
- Invista em educação continuada: Não pare de estudar. Coloque na sua agenda espaços para você desenvolver novos conhecimentos, seja com cursos ou com leituras, vídeos e até mesmo com amigos próximos. Educação é e sempre será o maior ativo de um profissional.
É isso. Garanto que as seis dicas acima podem ajudar a construir um ótimo ano. Esqueça o que passou e construa o que virá. Até o próximo e sucesso em 2016!